Day Answer

Conversar no telefone e, simultaneamente, dirigir o carro é proibido. Mas carregar celular no carro, no tempo em que está no volante, é liberado!

O que este artigo aborda:

Como carregar celular no carro? 5 formas
Como carregar celular no carro? 5 formas
Pin It

É possível carregar celular no carro sem prejudicá-lo?

Atualmente, ninguém consegue mais ficar com o celular descarregado. Por esse motivo, um item que nunca pode faltar é o carregador.

A necessidade é tanta que diversas pessoas contam com um carregador extra na bolsa ou até mesmo no carro. Desta forma se torna possível estar sempre com o celular completamente carregado.

Afinal de contas, todos nós sabemos que nem sempre é possível sair de casa com o celular tinindo, com bateria em 100%. É verdade também que muitas pessoas têm utilizado o celular demais.

Desta forma, mesmo saindo de casa com a bateria cheia, provavelmente no meio do dia precisará de uma carga nova.

Logo, uma das soluções é carregar o celular no carro, assegurando aquela bateria da forma que gostamos: completa ou pelo menos 90%.

O que fazer para carregar o celular no carro?

Atualmente existem muitas facilidades para carregar o celular. Ainda assim, muita gente tem medo de comprometer a vida útil do celular ao utilizar esse procedimento no carro. 

Mas o que é importante salientar aqui é a necessidade de utilizar acessórios de qualidade, e de boa procedência. Desta forma, você evita que seu dispositivo não seja prejudicado.

Existem sim itens que podem comprometer a vida do dispositivo, mesmo quando carregados em casa, sempre desconfie se tem um celular demorando para carregar.

Por esse motivo, é importante ter itens originais e específicos para o modelo do celular que está sendo carregado.

Acendedor de cigarro para carregar o aparelho no carro

Muitas pessoas costumam utilizar o acendedor de cigarro para carregar o dispositivo no carro. Isso pois esse acessório geralmente tem a mesma entrada que o carregador.

Mas fique ciente que essa não é uma das melhores opções. O acendedor gasta menos tempo para chegar a uma maior resistência e isso pode acabar prejudicando a bateria e também o celular. O ideal é sempre utilizar a tomada 12V.

Veja também: Quando surgiu o chip de celular no Brasil?

Temperatura do celular

Tudo bem carregar o aparelho no carro, mas ele não pode ficar exposto a temperaturas altas. Por isso, não permita que ele fique exposto à luz do sol ou com os vidros do carro fechados, evitando que o ambiente aqueça.

Carregamento na medida

Existe mais uma medida que visa proporcionar qualidade ao carregamento do aparelho em um carro. Desligue o aparelho do carregamento logo quando for notado que a carga total foi atingida. 

Quanto mais tempo o celular carregar, mais calor será gerado, situação que pode afetá-lo negativamente. Inclusive, essa sugestão deve ser considerada até mesmo por aqueles que permitem que o celular fique na tomada durante, por exemplo, a noite toda.

Tomada 12V

Já mencionamos aqui que o adequado é realizar o carregamento do celular através da tomada 12V. Ela se tornou a alternativa natural para diversos proprietários de automóveis. A grande parte dos novos modelos de veículos atualmente não apresenta mais a saída do acendedor de cigarros. Os novos veículos já vem com a tomada 12V.

Assim, deu início às dúvidas com relação à segurança do processo. Será que utilizar o carregador do carro vai mesmo estragar a bateria do celular?

Segundo os especialistas, esses carregadores não prejudicam a bateria do celular. O que é fundamental reforçar nesse momento é que essa resposta considera determinados cuidados importantes que devem ser tomados pelos motoristas. O primeiro deles é a utilização de itens de boa procedência.

Isso mesmo, tudo o que falamos até agora deve ser levado em consideração para preservar a vida útil do celular. Através das condições de cuidados ditas anteriormente, ele pode sim ser carregado no carro sem nenhum prejuízo. 

Sempre desconfie quando o carregador for barato. Provavelmente a qualidade de fabricação daquele acessório será bem baixa.

Além disso, evite utilizar outras funções do carro, que poderão sobrecarregar demais o sistema elétrico do carro. Pois é, ligar os limpadores, ar-condicionado ou até mesmo os faróis quando o carro está carregando amplia a possibilidade de acontecer uma sobrecarga. Causando sérios danos ao automóvel. 

Porta USB

Diversos modelos de veículos possuem também uma porta USB no painel de controle. Essa entrada que geralmente é utilizada para conectar os celulares para escutar músicas, ver rotas apresentadas pelo app e, até mesmo, carregar o dispositivo móvel.

O detalhe é o seguinte: mesmo que você não esteja utilizando o celular para nada, ao carregar a bateria por meio dessa porta USB, a carga recebida é extremamente pequena. 

Isso acontece porque o sistema elétrico do veículo, que é constituído basicamente pelo alternador e bateria, não dá preferência em fornecer energia para uma porta USB.

A bateria serve para alimentar sistemas eletrônicos, como faróis, quando o carro se encontra desligado. Também é o objeto que tem a função de movimentar o motor de arranque e dar carga para o sistema de injeção eletrônica quando o carro está ligado.

Já o alternador transforma a energia cinética em elétrica. Assim, é possível recarregar a bateria e também alimentar sistemas elétricos quando o carro está funcionando.

Tudo isso porque a corrente de energia é bem baixa em portas USB. A principal função dessas portas é a conexão dos celulares com os sistemas de entretenimento do veículo e não com a recarga dos mesmos.

Existem modelos de carros que também possuem entradas nos espaços dos passageiros, mas a corrente de energia também é bem pequena.

A vantagem é que é possível conseguir uma boa carga para o dispositivo quando se tem um carregador especial. É possível comprá-lo à parte e conectá-lo ao acendedor de cigarro.

Esses acessórios são capazes de puxar uma corrente maior do carro, sendo possível carregar o celular mais rapidamente. 

Por fim, se você quiser mais algumas dicas para carregar celular no carro, veja o vídeo do canal Jersu.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse