Day Answer

Por mais que recursos como WhatsApp já forneçam chamadas de voz pela internet há um bom tempo, a realidade é que nem sempre isso funciona perfeitamente – principalmente dependendo da qualidade das nossas redes móveis.

Nessas circunstâncias, é possível que tenhamos que recorrer para a boa e velha ligação telefônica, que pode resultar em despesas consideráveis caso seja realizada para um número de uma operadora diferente da que você tem.

Como a maioria dos brasileiros geralmente tem mais de um chip de celular, seja em um mesmo celular ou em dois aparelhos diferentes, ter em mente uma maneira prática de como saber qual a operadora de um número de celular para o qual você necessita entrar em contato pode ser uma boa ideia. 

Saber qual operadora um contato utilizado pode ser bastante útil antes de ligar. Até podem ter uma série de mensageiros instantâneos que disponibilizam chamadas de voz, mas caso o sinal de internet esteja ruim, essa pode ser a única solução.

Também facilmente encontramos pessoas que têm mais de duas linhas (até mesmo de operadoras diferentes), algo que pode confundir quem está precisando entrar em contato.

Visto que alguns planos disponibilizam chamadas ilimitadas para a mesma operadora, ter conhecimento dessa informação pode representar uma certa economia.

Ademais, hoje em dia, temos a alternativa de portabilidade de números, não há mais a regra de que “números que iniciam com X são da operadora Y”. Mas, ainda assim, há algumas formas de saber; veja abaixo quais e como utilizá-los.

O que este artigo aborda:

Como saber qual a operadora de um número de celular?
Como saber qual a operadora de um número de celular?
Pin It

Como descobrir qual a operadora de um número de celular?

  1. Por meio de um navegador, acesse o site Qual Operadora;
  2. Coloque o número + DDD e toque na lupa para continuar;
  3. Depois, será mostrada a cidade e a operadora responsável por aquele número de telefone. Ademais, a ferramenta ainda informa se o número realizou portabilidade para uma nova operadora.

Saiba a operadora antes de fazer a ligação utilizando um aplicativo

O Whoscall está disponível para iOS, Android e Windows Phone, esse app possibilita que você verifique com facilidade qual é a operadora e cidade tanto dos contatos do seu telefone quanto de números desconhecidos.

Após realizar login da maneira que achar melhor e inserir seus dados, é só ir na aba de histórico para conseguir ter acesso às informações com relação às ligações feitas, recebidas e perdidas e aos SMS trocados. Selecionando cada um desses números, é possível visualizar ainda mais detalhes.

Caso você deseje saber sobre algo específico sobre um contato, selecione o menu na ponta superior esquerda para ter acesso a lista completa que está salva no seu celular.

Já para buscar informações sobre números desconhecidos, clique no botão do discador na parte inferior direita do aplicativo.

Além dessas funções, o app de quebra traz algumas funcionalidades extras interessantes, como a identificação e bloqueio de chamadas indesejadas, por exemplo. 

Veja como ter acesso a esse aplicativo muito eficiente.

  1. Faça o download do aplicativo Whoscall (iOS | Android);
  2. Ao acessá-lo, clique em “Começar” e em “Aceitar e continuar” para concordar com os termos de uso;
  3. Depois, faça uma definição do Whoscall como padrão para reconhecimento de chamada no seu dispositivo;
  4. Caso deseje, faça o login utilizando o Gmail ou Facebook para identificá-lo. Também há a opção de clicar em “Mais tarde” para pular a etapa;
  5. Possibilite que o aplicativo sobreponha outros;
  6. Se preferir, pule o período de teste que oferecem gratuitamente;
  7. Neste momento será apresentada uma lista, selecione o seu DDD e confirme;
  8. Realizado isso, ao ter acesso da aba “Histórico” no próprio aplicativo, você conseguirá descobrir de qual operadora você está recebendo ligações ou discando.

A partir deste momento, você tem conhecimento exatamente de como saber qual a operadora de um dispositivo antes de realizar uma ligação.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de como saber qual a operadora de um número de celular, veja o vídeo do canal VRL Tecnologia.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse