Para muitas pessoas, saber como meditar sozinho é muito importante, visto que a meditação em grupo pode não ser interessante.
Se você é do tipo de pessoa que se considera mais introspectivo, é provável que tenha preferência em fazer as coisas sozinho.
Dentro desse contexto, uma das formas de buscar o autoconhecimento é justamente por meio de técnicas como a meditação.
Mas, será que tem como meditar sozinho? Se você quer entender um pouco melhor sobre esse assunto, basta continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes.
Além disso, como muitas pessoas rezam durante a meditação, também surge a dúvida se pode rezar no escuro.
O que este artigo aborda:
- O que é meditação?
- Como meditar sozinho?
- Encontre um lugar adequado
- Estipule um tempo para meditar
- Procure uma posição confortável
- Feche os olhos e respire profundamente
- Deixe sua mente limpa
- Mantenha-se relaxado
- Finalize a sessão suavemente
O que é meditação?
A meditação é uma prática antiga que se originou na Índia e se tornou popular em todo o mundo. Ela envolve técnicas para focar a mente e alcançar um estado de clareza, tranquilidade e consciência.
A meditação pode ser praticada de várias maneiras, mas geralmente envolve se concentrar em um objeto, pensamento ou atividade específica para treinar a atenção e a consciência, e alcançar um estado mentalmente claro e emocionalmente calmo e estável.
Como meditar sozinho?
Meditar sozinho é uma ótima forma de se conectar com a sua própria essência e, para a grande maioria das pessoas, é muito mais fácil de se concentrar.
Mas, antes de começar a praticar essa técnica sozinho, é preciso ter o entendimento correto de como meditar sozinho. Quanto a isso as nossas dicas são as seguintes:
Encontre um lugar adequado
A primeira coisa que você deve se manter atento é sobre o local adequado para fazer essa prática. Afinal de contas, é preciso que a meditação percorra por um determinado período de tempo de forma ininterrupta.
Isso não quer dizer necessariamente que você deve ir a algum bosque para poder meditar. Não há problemas em fazer isso no seu quarto, por exemplo, desde que tenha privacidade e sossego.
Estipule um tempo para meditar
Uma das coisas que costuma assustar os praticantes dessa técnica é achar que é preciso meditar por longas horas, mas não necessariamente deve ser assim.
A princípio, você pode estipular de 5 a 10 minutos por dia, por exemplo, e ir aumentando de forma gradual, à medida que se sentir mais confortável e se acostumar.
Procure uma posição confortável
É indispensável que você se sinta confortável durante todo o período. Por isso, a nossa dica é que você invista em um banco de meditação, uma vez que ele é próprio para essa finalidade.
Além do mais, é preciso tomar o cuidado de se sentar e manter a coluna sempre ereta, mas sem tensioná-la.
Feche os olhos e respire profundamente
Falando mais especificamente sobre o estado meditativo, você deve começar a prática apenas fechando os seus olhos, mantendo-os assim por todo o período em que estiver meditando.
Procure se desligar ao máximo de todas as distrações externas e se concentrar somente em sua mente interior, como a sua respiração.
Foque as suas energias e atenção na forma com que respira. Comece a praticar a respiração consciente. Encha todo o seu pulmão e o esvazie lentamente.
Deixe sua mente limpa
Enquanto está com os olhos fechados, procure deixar a sua mente o mais limpo possível. Uma coisa que pode ajudar bastante nisso é pensar ou repetir alguns mantras.
Nesse caso, saiba que não é preciso necessariamente escolher mantras que sejam em sânscrito nem nada do gênero. Frases como “paz” ou “estou relaxado” podem ajudar bastante.
É normal que a sua mente tente começar a vagar, já que é isso que está acostumado. Quando isso acontecer, procure trazer a sua atenção, de forma suave, à sua respiração ou ao mantra.
Mantenha-se relaxado
Caso seja a sua primeira vez meditando sozinho, saiba que é normal que a sua mente comece a vagar. No entanto, procure se manter sempre relaxado e não se preocupar com isso.
Sempre que a sua mente for muito longe, apenas reconheça que isso aconteceu, sem se sentir culpado, e traga a sua atenção de volta à sua respiração.
Finalize a sessão suavemente
Assim que tiver pronto para finalizar a sessão, procure fazer isso da maneira mais calma possível. Comece se movendo aos poucos, abrindo os olhos e dando leves piscadas.
Lentamente, vá ajustando o seu corpo para poder se levantar.
Por último, devemos informar que a meditação é uma prática pessoal e que, portanto, não há forma certa ou errada de se fazer. O ideal é encontrar aquilo que funciona para você e que lhe traga os devidos benefícios e resultados.
Artigos relacionados: