Day Answer

Está com dúvidas se pode rezar no escuro? A oração é uma forma de estabelecer um diálogo direto com Deus e com os anjos celestiais. 

Por isso, realizar essa prática de forma certa é muito importante, sobretudo para você ser ouvido e ter suas preces atendidas.

Mas a boa notícia é que, desde que tenha fé e esteja com a mente tranquila, pode rezar no escuro sem nenhum problema. 

Por outro lado, é importante ter em mente alguns aspectos antes de fazer isso. Assim sendo, saiba mais sobre esse tema a seguir, feitas em parceria pelo site Supersticiosidade e pelo Day Answer.

O que este artigo aborda:

Pode rezar no escuro?
Pode rezar no escuro?
Pin It

Por que você pode rezar no escuro?

Muitas pessoas acreditam que a oração deve ser feita de joelhos, em um local iluminado ou ambiente específico para isso. Mas tendo em mente que o principal objetivo de uma prece e se conectar com seres celestiais, esta não é uma regra absoluta.

Ou seja, você pode rezar no escuro, quando estiver deitado antes de dormir, por exemplo. O mais importante ao realizar essa prática é estar presente de corpo, mente e coração na hora de orar. Além disso, há alguns detalhes que tornam sua prece ainda mais completa. Confira:

  • Procure ter um diálogo franco e honesto com Deus e os anjos ao orar;
  • Abra o seu coração, agradeça por tudo o que você tem e peça perdão por seus erros;
  • Seja humilde ao pedir por bênçãos e graças específicas que quer alcançar;
  • Além disso, tenha respeito na hora de dirigir-se a Deus e aos seres de luz quando orar;
  • Não deixe de incluir as pessoas mais importantes para você em suas orações.

Mesmo que você esteja no escuro ao orar, siga essas dicas e procure se expressar com máxima clareza na hora de orar. 

É possível fazer a sua prece em voz alta ou mesmo em pensamento, desde que esteja em um ambiente tranquilo e em bom estado de espírito.

O que evitar na hora de rezar no escuro?

Agora que você sabe que pode rezar no escuro, não há problemas em cultivar esse hábito de noite, antes de dormir. E além de seguir as dicas acima, é importante evitar algumas atitudes ruins na hora em que for orar. Estas incluem, por exemplo:

  • Jamais rezar para prejudicar alguém ou pelo mal de alguma pessoa;
  • Evitar orar com egoísmo ou orgulho em seu coração;
  • Além disso, não direcionar sua oração para entidades questionáveis;
  • E também, evitar acender velas para pessoas que partiram ao orar.

Os motivos para tomar estes cuidados são óbvios. Primeiro que a oração é algo sagrado, e se for feita a partir de pensamentos ruins poderá prejudicar você. Além disso, suas preces precisam ser feitas para Deus, anjos e seres de luz, jamais entidades malignas ou desconhecidas.

Quando as velas para os que partiram, ao acender uma luz para eles você pode atraí-los para sua casa. No entanto, se seus espíritos não tiverem encaminhados pode ser difícil que consigam voltar para onde precisam. Neste sentido, você não apenas pode rezar no escuro, mas também é preferível que faça isso.

Quais são os benefícios de rezar?

Rezar pode ter muitos benefícios, dependendo da pessoa e de suas crenças e razões. Alguns dos benefícios possíveis de rezar incluem:

  1. Conexão com a espiritualidade: Rezar pode ajudar as pessoas a se conectarem com sua espiritualidade e com um poder maior, seja isso um deus, um universo, ou qualquer outra coisa;
  2. Paz e consolo: Rezar pode ser uma forma de encontrar paz e consolo em momentos de dificuldade, pois pode ajudar a pessoa a se sentir mais conectada e menos sozinha;
  3. Fortalecimento da fé: Rezar pode ajudar a reforçar a fé e a crença em algo maior, o que pode ser um grande consolo em momentos de incerteza ou dificuldade;
  4. Alívio do estresse: Rezar pode ser uma forma de meditação, o que pode ajudar a aliviar o estresse e a tensão do dia a dia;
  5. Gratidão: Rezar pode ajudar as pessoas a se concentrar nas coisas pelas quais são gratas e a ter uma perspectiva mais positiva da vida.

Conclusão

Mesmo sabendo que você pode rezar no escuro, tenha cuidado para que isso não diminua a força de sua oração. Ou seja, mesmo deitado e com as luzes apagadas, é preciso direcionar o mesmo grau de esforço e concentração em sua prece que teria se a fizesse de outra forma.

Muitas vezes temos dias estressantes, nos sentimos cansados e orar pode parecer difícil. Mas saiba que esse hábito ajuda, inclusive, a lhe dar mais energia, saúde e bem-estar. Dessa forma, o mais importante é que você reze com atenção e entregue-se sempre nas mãos de Deus.

Ao acordar no meio da noite por algum motivo, como após um pesadelo, por exemplo, você também pode rezar no escuro. 

Neste caso, agradeça por estar bem e entregue sua alma a Deus. E além das palavras que pensar, procure fazer preces de salmos e orações em geral. Assim, além de se acalmar e dormir bem novamente, suas graças serão alcançadas.

Por fim, se você quiser saber mais se pode rezar no escuro, veja o vídeo do canal Canção Nova Oficial.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação Day Answer

Contamos com uma equipe dedicada para trazer as melhores respostas para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse