Day Answer

A arquitetura corporativa é fundamental para a criação de um ambiente de trabalho criativo e inspirador onde os funcionários se sintam mais confortáveis e motivados a realizar suas tarefas.

É comum que as pessoas passem uma grande parte do dia no ambiente de trabalho, por isso é importante que o espaço seja agradável, promovendo o bem-estar e aumentando a produtividade.

O principal objetivo da arquitetura corporativa é criar espaços integrados, harmônicos e com excelente planejamento, de modo que fiquem otimizados para a realização dos serviços, com alta funcionalidade, atendendo as necessidades dos funcionários.

O que este artigo aborda:

Arquitetura corporativa: como criar ambientes inspiradores
Arquitetura corporativa: como criar ambientes inspiradores
Pin It

Arquitetura corporativa

A arquitetura corporativa visa oferecer um lugar inspirador e funcional, contando com uma estrutura que facilite o trabalho e ofereça o suporte necessário para os colaboradores.

Quando nos referimos ao espaço corporativo, devemos saber que até mesmo as cores escolhidas para as paredes podem influenciar na produtividade e na funcionalidade do espaço.

Por isso é muito importante fazer um bom planejamento arquitetônico e assim conseguir criar um espaço mais propício para o trabalho.

O que é arquitetura corporativa?

A arquitetura corporativa é definida por um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar a qualidade do espaço de trabalho e assim aumentar a produtividade e criatividade dos colaboradores que operam na empresa.

Criando um projeto arquitetônico, é possível planejar a construção e o design de uma estrutura corporativa do zero, bem como, é possível realizar apenas algumas reformas com este objetivo.

Esse modelo de arquitetura se diferencia pois não está limitado apenas a estética da construção, e sim, prioriza a eficiência do local, realizando a integração dos espaços e a implementação de técnicas que possam aumentar a eficiência no trabalho.

Todo o projeto é planejado pensando em atender as necessidades dentro da organização.

Ambientes inspiradores

Ambientes inspiradores são definidos por espaços que cultivam a criatividade e a produtividade dos profissionais, estes são planejados de forma inteligente para atender esses objetivos. Para que um local seja inspirador, deve haver equilíbrio entre algo neutro e aquilo que motiva determinada função.

Para o desenvolvimento eficaz de um ambiente corporativo inspirador, o arquiteto leva em consideração a área de atuação da empresa, qual é seu público-alvo e os objetivos, pois assim, pode ser desenvolvido um projeto que se adeque às necessidades da corporação.

Cada tipo de trabalho exige diferentes tipos de iluminação, divisão de espaços, distribuição de cores e demais, por isso é importante ter um bom planejamento.

Ao planejar o ambiente de trabalho junto ao arquiteto é necessário pensar naquilo que realmente pode inspirar aquele tipo de trabalho.

Então, além de desenvolver um espaço agradável dentro dos escritórios, também é interessante planejar espaços de descontração, onde contenham jogos, aparelhos de TV e demais elementos que promovam o lazer dos funcionários durante a hora da pausa.

Inspirar ambientes planejados

A melhor maneira de conseguir um efeito inspirador no espaço corporativo é investindo no ambiente planejado, e para isso, além da arquitetura, os móveis e a decoração também entram em jogo. Já com a estrutura pronta, é ideal pensar na mobília que ocupará o local. A melhor alternativa é encomendar móveis sob medida ou adquirir móveis para escritório em Curitiba.

A maneira de inspirar ambientes é agregando elementos que possam despertar isso nas pessoas, e é ainda mais necessário em espaços corporativos que exigem a criatividade.

Personalizar o local com plantas, quadros, enfeites, fotografias e demais elementos é uma excelente estratégia, mas sempre lembrando de incluir itens que estejam associados a área.

Fontes de inspiração

São inúmeros os elementos que podem ser considerados uma fonte de inspiração no setor corporativo, esses itens são úteis para deixar o espaço mais criativo e motivador para os trabalhadores.

Confira abaixo alguns elementos que se destacam nisso e podem te ajudar a deixar o escritório mais inspirador:

  • Cores divertidas: as cores têm o poder de despertar emoções nas pessoas, por isso, é uma boa estratégia usá-las no espaço de trabalho. Tons claros e vibrantes tendem a inspirar mais as pessoas, mas caso não queira algo exagerado, pode aplicar essas cores apenas em acessórios e itens decorativos;
  • Plantas: as plantas possibilitam que os funcionários fiquem próximos à natureza mesmo estando dentro de uma sala, isso pode aliviar a tensão do espaço e deixá-los mais confortáveis;
  • Materiais naturais: elementos naturais costumam a deixar as pessoas relaxadas e também podem ser inspiradores, usar pedra, bambu, madeira e vidro é uma excelente opção;
  • Iluminação correta: a iluminação é um ponto crucial para o escritório, pois quando escolhida corretamente, as pessoas ficam mais motivadas e produtivas. Invista na iluminação natural e artificial para ter mais eficácia;
  • Artes e esculturas: obras de arte como pinturas e esculturas podem despertar muita criatividade e ânimo nas pessoas, as deixando mais à vontade no ambiente de trabalho e propícias a desenvolverem novas ideias;
  • Espaços amplos: a amplitude costuma fazer com que as pessoas se sintam mais leves, permitindo que suas ideias fluam livremente.

Por fim, se você quiser mais dicas de arquitetura corporativa, veja o vídeo do canal Arquitetura Corporativa.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação Day Answer

Contamos com uma equipe dedicada para trazer as melhores respostas para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse