Day Answer

Você entende como cuidar da planta antúrio no vaso? Essas plantas são bastante populares e podem ser achadas em várias cores, como por exemplo, branco e vermelho. Por esse motivo, são ótimas alternativas para a decoração da sua casa, eventos ou até mesmo presentear alguém especial. 

Ao entender como cuidar da planta antúrio no vaso adequadamente, você tem uma planta linda e florida por quase todo o ano. Contudo, se o vaso for posicionado em um espaço inadequado, por exemplo, as folhas ficam danificadas rapidamente.

Afinal de contas, a planta antúrio exige um clima específico. Além de umidade, ela tem preferência por sombra. Quer entender mais? Então, saiba a melhor maneira de cuidar dessa linda planta!

O que este artigo aborda:

Como cuidar da planta antúrio no vaso?
Como cuidar da planta antúrio no vaso?
Pin It

É complicado cuidar de antúrios? 

Essa planta, cujo nome científico é Anthurium, é bastante resistente e pode ser cultivada em diversas regiões do país. Isso é possível pois existem mais de 600 espécies de antúrio registradas. Isso faz com que seja mais simples achar uma que se desenvolva melhor nas condições climáticas da sua região.

Flores ou folhas?

Antes de entender como cuidar da planta antúrio no vaso, é necessário saber um pouco mais sobre a planta. Uma das curiosidades é que a parte que as pessoas acreditam que seja uma flor, na realidade, não é uma flor. A parte vermelha, salmão, branca ou marrom é uma folha alterada, que pode ser chamada de inflorescência ou bráctea colorida.

A principal função dessa folha especial é atrair os bichinhos que operam como polinizadores. Então, isso significa que os antúrios não têm flor? Na realidade, não é bem assim. As “partes floridas” do antúrio mini e o normal ficam naquela estrutura central, que parece uma espiga, nomeada de espádice.

Preparo do solo para o antúrio no vaso

O primeiro passo para entender como cuidar da flor antúrio no vaso é ficar atento ao solo. Mesmo sendo cultivado no vaso, ele necessita de nutrientes para viver. Para isso, você pode misturar terra, fibra de coco e substrato.

Raízes expostas também requerem cuidados. Nesse contexto, elas mostram que você deve mover a planta para um vaso maior. Novamente, a mistura sugerida acima pode ajudar.

Luz e temperatura: o que é mais apropriado para o antúrio no vaso?

Você acha que o antúrio gosta de sol? Apesar de ser uma planta tropical, ela não deve ficar submetida ao calor direto e frequente. Por mais que os antúrios tolerem temperaturas altas, eles exigem luminosidade indireta e sombra. 

Eles também não apreciam o frio e não aguentam geadas. Dessa forma, se você deseja entender como cuidar de antúrios no vaso em um estado mais frio, leve em consideração que a melhor alternativa é posicioná-los em um ambiente protegido. Dentro de casa, eles vivem bem, visto que ficam afastados dos ventos e das geadas.

Qual é o melhor ambiente para deixar o antúrio em casa? 

Se quiser ter um antúrio no vaso, uma ótima alternativa é posicioná-lo próximo a uma janela e uma sacada. Dessa forma, ele fica abrigado e recebe luz solar indireta. Isso é relevante para que a planta cresça de forma saudável e se mantenha sempre florida.

Veja também: 7 dicas importantes para cuidar do antúrio

Como as regas do antúrio devem ser feitas? 

Os antúrios no vaso gostam de umidade, mas não se adaptam a solos inundados. Por esse motivo, é necessário ter bastante cuidado para não exagerar quando for regar. Grande parte das vezes, regar três vezes por semana já é o suficiente. Assegure-se de que o solo esteja sempre úmido. 

Todavia, no verão, isso pode ser mais constante – tudo depende da temperatura da região na qual você reside. Observe o solo para saber se está seco ou não, não se esquecendo de jamais deixar a terra ensopada. 

É necessário podar? 

Não é necessário poder. Todavia, é normal que a inflorescência e as demais floras fiquem velhas. Nesse caso, é só removê-las. É possível fazer isso com as mãos ou até com uma tesoura.

Não se esqueça de que todas essas sugestões são formas de como cuidar de antúrio no vaso. Com bastante atenção, cuidado, terra de qualidade, sombra e água moderada, você tem uma linda planta o ano todo.

Lembre-se de que o antúrio é considerado uma planta tóxica. Por isso, coloque-o longe das crianças e dos animais de estimação. 

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de como cuidar da planta antúrio no vaso, veja o vídeo do canal Verde Vida.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação Day Answer

Contamos com uma equipe dedicada para trazer as melhores respostas para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse