Day Answer

Se há um item de extrema importância no momento da construção de uma escada, esse é o corrimão.

Trata-se de barras fixas que acompanham as rampas e escadas, servindo de suporte para as pessoas que necessitam caminhar sobre elas. 

Não apenas como objeto de decoração, o corrimão em escada também é um importantíssimo item de segurança, dando um auxílio ao corpo durante o trajeto, assim evitando quedas.

Para a instalação, é importante que sejam inseridos materiais resistentes, nunca fazendo isso de maneira aleatória. 

Um corrimão em escada mal colocado pode ser muito perigoso. Se você pretende construir uma escada, observe essas dicas, para implementar um corrimão de escada da melhor maneira possível. 

O que este artigo aborda:

Corrimão em escada: porque ele é tão importante?
Corrimão em escada: porque ele é tão importante?
Pin It

Onde é mais indicado instalar um corrimão?

O corrimão precisa ser inserido principalmente quando a escada é usada por pessoas com dificuldade para se locomover, idosos, mulheres grávidas e pessoas com crianças no colo. Isso não significa que os demais não necessitem usar o mesmo.

O cansaço do cotidiano, a utilização de sapatos de salto alto e pesos transportados ao subir ou descer os degraus podem provocar quedas, até mesmo com pessoas saudáveis. 

Por esse motivo, é indicado que todos usem os corrimãos de escada, e saibam melhor sobre qual é a importância da sua utilização.

Em alguns casos há uma exigência por lei para implementação de um corrimão de escada. Por meio da NBR 9077, que trata das saídas de emergência em prédios, há a presença de várias exigências quanto à utilização desses casos específicos.

A lei fala claramente que o corrimão em escada necessita ser facilmente segurado, de maneira confortável, assegurando assim um deslocamento contínuo da mão por toda sua extensão, sem nenhum tipo de obstrução no trajeto.

Vantagens do corrimão

Segurança

Essa sugestão diz respeito a algo para ser levado em consideração no momento da instalação para garantir a segurança e conforto das pessoas que vão usar o corrimão na escada.

A altura de um corrimão deve ser entre 80 e 92cm do chão. Em relação ao diâmetro, vários arquitetos sugerem uma medida entre 3,5 a 5cm para os modelos redondos, no qual as pessoas conseguem se agarrar melhor.

Além disso, o indicado é que o corrimão termine 30cm depois do último degrau, para oferecer ainda mais segurança.

Estética

O material ideal para um corrimão, assim como a do guarda corpo que diversas vezes pode estar junto a ele, pode variar bastante de acordo com o estilo do local.

A madeira e o ferro são excelentes escolhas para espaços com a decoração mais vintage ou rústica, sendo possível ser pintados com várias cores.

O corrimão de ferro, que é muito usado, pode ser desenvolvido e instalado por um serralheiro experiente de sua confiança.

Já para locais com uma estética mais sofisticada, um corrimão de alumínio ou inox favorecem muito no momento de preparar essa composição mais requintada. A cor e o aspecto brilhante desses materiais dispensam a pintura.

Manutenção e limpeza do corrimão

Em relação à limpeza, o aço inox e o alumínio oferecem bastante facilidade. A limpeza pode ser realizada com água, sabão e pano. Muito simples!

Corrimãos de madeira e de ferro normalmente necessitam de alguns cuidados especiais em relação à manutenção e limpeza para evitar cupins e corrosão, como verniz e pintura.

Qual corrimão combina com cada estilo?

É interessante quando os corrimãos de uma escada influenciam não apenas na segurança e praticidade de quem vai usar, como também no resultado estético.

É preciso combinar com elementos que irão ficar em evidência com o espaço social da residência.

A melhor maneira de optar por um corrimão para sua escada, antes de tudo, é confirmando se a altura do mesmo é de acordo com o padrão determinado, entre 80 a 92 cm do chão.

Por mais que esteticamente uma escada sem o corrimão fique bonita, é de extrema importância contar com esse item como maneira de evitar acidentes. Até mesmo as pessoas saudáveis podem acabar tropeçando em um simples descuido.

Os melhores corrimões de escada necessitam ser de modelo preferencialmente redondo, com diâmetro de 5cm. Essa medida assegura conforto para os usuários do corrimão. 

Quanto aos materiais, os mais indicados são ferro, alumínio, madeira e aço inoxidável.

Para casas onde tem crianças, se o guarda-corpo for de metal, é importante evitar a instalação de perfis em linhas horizontais, pois a estrutura pode facilitar que as crianças subam no lugar.

Os tipos verticais, não podem ter espaços superiores à 11cm, de maneira a garantir o papel de proteger em quedas. Esse guarda-corpo pode ser instalado a partir de qualquer material, incluindo o vidro, se este for do tipo laminado. 

https://youtu.be/l5VmoNjdgVM

Por fim, se você quiser mais sobre o corrimão em escada, veja o vídeo do canal Viva Decora.

E assim chegamos ao fim deste artigo sobre a importância do corrimão de escada. Se você achou útil, compartilhe com mais pessoas.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação Day Answer

Contamos com uma equipe dedicada para trazer as melhores respostas para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse