Day Answer

Diversos homens incluíram no dia a dia o costume de cuidar da barba nos últimos anos. Atualmente, tornou-se ainda mais fácil ter uma barba sedosa e macia com produtos que são completamente voltados para esse intuito.

Ademais, aliar produtos de qualidade a hábitos práticos tornam os cuidados ainda mais eficientes.

Contudo, algumas dúvidas podem surgir no decorrer desse processo. Por esse motivo, preparamos 7 dicas de como cuidar da barba para aplicar na sua rotina. Veja a seguir!

O que este artigo aborda:

7 dicas de como cuidar da barba
7 dicas de como cuidar da barba
Pin It

1. Conheça o seu tipo de pele e pelo da barba

Entender seu tipo de pele e pelo é o primeiro passo para cuidar da barba adequadamente. Para saber seu tipo de barba, é necessário notar em qual direção os pelos se desenvolvem, de que maneira crescem, se existem falhas e/ou oscilações de cor, entre outras questões específicas do seu rosto.

Por exemplo, se seus pelos forem mais grossos e rebeldes, é importante permitir que a barba cresça muito para aparar e controlá-los. Outro aspecto importante é entender se seu tipo de pele tem algumas das seguintes características:

  • Pele comum: oleosidade controlada e não há ressecamento visível. É preciso manter a pele protegida e limpa;
  • Pele mista: excesso de oleosidade somente na região T (nariz, queixo e testa). É preciso focar na limpeza e hidratação da mesma para diminuir o aparecimento de acnes na região;
  • Pele seca: tem um aspecto opaco, sensível e ressecado. Nesse caso, é preciso manter a hidratação para evitar irritações;
  • Pele oleosa: poros dilatados, brilho intenso e surgimento de acnes e espinhas. Nesse caso, limpeza e hidratação também são essenciais.

Saber as características da sua pele vai te ajudar a cuidar da região da barba para evitar aparecimento de irritação, vermelhidão, espinhas, foliculites e pelos encravados, entre outras complicações.

2. Mantenha a barba sempre limpa

A região da barba costuma acumular sujeiras durante o dia, da mesma forma como o couro cabeludo. Por ser uma região muito exposta, é importante deixá-la sempre limpa. Para isso, indicamos o uso de um shampoo próprio para barba, assim você assegura que ela tenha os cuidados necessários

Ademais, não se esqueça de secar adequadamente depois da lavagem, pois isso ajuda a evitar a proliferação de fungos e bactérias.

3. Foco na hidratação regularmente 

Nativamente, os fios da barba crespa tendem a ser mais grossos e sofrerem mais facilmente com foliculite em razão do processo de barbear a região.

Por esse motivo, é fundamental manter a hidratação da região para a melhoria da aparência e não mantê-los quebradiços, ressecados e com pontas duplas. 

4. Penteie frequentemente 

Inclua na sua rotina de preparação um pente de madeira para auxiliar com a modelagem dos fios da barba. Essa prática vai ajudar a espalhar melhor os produtos na região e manter o alinhamento dos pelos. O tratamento pode auxiliar no autocuidado também, afinal de contas, pentear a barba proporciona uma boa sensação, não é verdade?

Não se esqueça de levar um pequeno pente para locais estratégicos evitando que se esqueça, como na mochila, no carro, no armário do banheiro, guarda-roupas, no armário do trabalho ou na gaveta do escritório. E quando tiver um tempinho livre, penteie os pelos mantendo-os alinhados.

5. Permita que a barba cresça antes de aparar

Para quem deseja aderir a barba à aparência, é essencial deixá-la crescer por pelo menos 2 meses antes de apará-la, evitando prejudicar o crescimento natural. Nesse período, é normal o aparecimento de pelos encravados e comichão. 

Por esse motivo, é importante prevenir para diminuir o aparecimento dessas adversidades e conseguir cuidar da barba do jeito adequado. 

Para isso, utilize produtos que aliviam o comichão, previne pelos encravados e suavize-os. 

6. Apare sua barba frequentemente

Dá um trabalhinho manter a barba sempre bonita e apresentável e uma coisa que não pode ser esquecida é aparar regularmente. Isso pois nem todos os pelos se desenvolvem na mesma intensidade, o que pode acabar resultando em uma barba torta. 

Ademais, é importante manter a região bastante alinhada para evitar complicações como os pelos encravados.

7. Não use sabonetes

Alguns homens usam sabonetes para fazer a barba, no entanto, o produto não é o mais indicado. O sabonete faz com que a lâmina não deslize adequadamente sobre a região, podendo causar atrito com a pele e resultar em feridas que podem causar inflamações.

Invista em espumas ou cremes de barbear.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de como cuidar da barba, veja o vídeo do canal Sobrebarba.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação Day Answer

Contamos com uma equipe dedicada para trazer as melhores respostas para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse