Day Answer

Os homens vêm cada vez mais cuidando da aparência e um dos maiores sucessos dos últimos tempos é exibir aquela barba estilosa que chama bastante atenção.

Além disso, com o ressurgimento das antigas barbearias, os mais novos estilos de barbas destacaram-se e, com isso, a necessidade de mantê-las sempre bem feitas.

Nesta hora surge a dúvida: como cuidar da barba crespa? Será que a barba crespa requer um cuidado diferenciado? É isso que vamos abordar hoje!

O que este artigo aborda:

Como cuidar da barba crespa: 5 dicas
Como cuidar da barba crespa: 5 dicas
Pin It

Como saber se a sua barba é crespa?

A primeira sugestão para identificar uma barba é fazer uma comparação de um cabelo crespo comum, pois pode ser bastante semelhante. A diferença entre o cabelo e a barba crespa é que os pelos do rosto podem ser um pouco mais encrespados.

Ademais, os pelos da barba podem parecer mais ressecados e frágeis do que o cabelo. Outra forma de diferenciar uma barba crespa de outro tipo de barba é analisando sua estética e textura.

Logo, comparando a outros tipos de barba, a crespa é consideravelmente mais grossa e também tem um volume maior.

Aprendendo a cuidar da barba crespa!

Não é somente a barba crespa que necessita de um cuidado especial, o ponto é que cada tipo de barba, assim como os fios de cabelos comuns, tem características que exigem um tratamento específico.

Afinal de contas, da mesma forma como nenhum cabelo é igual, nenhuma barba será igual também. No caso da barba crespa, além de cuidados comuns a todos os tipos de pelos faciais, é importante estar atento a hidratação e, especialmente, na nutrição dela. Veja só algumas dicas abaixo de como cuidar da barba!

Limpeza frequente é fundamental

No momento de lavar sua barba, o que mais deve ser considerado são seus hábitos e características. Por exemplo, é fundamental lavar a barba sempre depois que comer algo mais complicado, que suje seus fios.

Isso porque limpar somente com guardanapo não será o suficiente para remover as sujeiras entre os fios. Ademais, é necessário levar em consideração se você faz algum tipo de exercício físico, por exemplo, e normalmente transpira demais.

Geralmente, lavar a barba crespa de 2 em 2 dias já é o suficiente, pois trata-se de um pelo mais ressecado.

Portanto, apostar em shampoos específicos para barba crespa também pode te ajudar a manter a hidratação e nutrição dos fios.

Hidratar e nutrir os fios da barba crespa é o que muita diferença

Falando em hidratação e nutrição, essa é uma das dicas mais importantes para você que tem ou vai ter uma barba crespa. A hidratação já é um tratamento fundamental para qualquer tipo de barba, mas, no caso das crespas, esse tratamento deve ser redobrado.

Já em relação à nutrição, esse é um dos tipos de cuidado mais importantes para os cabelos crespos, logo, com a barba não seria diferente. Para fazer com que a barba crespa se mantenha hidratada, o segredo é utilizar shampoos hidratantes, como já falamos anteriormente.

No momento de nutrir, a melhor opção é investir em um bom óleo para barba. Você deve aplicar na barba sempre que sentir que ela está bem ressecada ou frisada ou após a lavagem.

Lembre-se de pentear

Essa sugestão vai bem além da estética. Isso porque penteando a barba ela fica mais macia, além de espalhar a hidratação e nutre todo o fio, também evitando que ela embole e, consequentemente, que ela quebre.

Por esse motivo, quando for pentear o cabelo, lembre-se também de dar aquela penteada básica na barba pelo menos 1 vez por dia.

Essa sugestão também é bem importante, pois, como a barba possui fios mais ressecados, pode dar um aspecto de mal cuidada e mantê-la sempre penteada ajuda a evitar isso.

Apare as pontinhas no tempo certo

Para isso é só ter o costume de dar sempre aquela avaliada um pouco mais caprichada na sua barba durante algum período do dia. Tente notar os pelinhos fora do lugar que necessitam de ser aparados.

Com isso, é só pegar a tesoura e dar uma leve cortadinha sempre que achar preciso ou visitar seu barbeiro para dar aquele “talento”. Quando você fica bastante tempo sem aparar os fios da barba, o aspecto de descuido que ninguém deseja ter começa a aparecer.

Logo, o melhor é ser notado por ter uma barba bem cuidada e bonitona, não é verdade?

Alisar a barba não é indicado

Muitas pessoas pensam em alisar a barba crespa para deixar ela com um aspecto mais comportado, mas essa não é a melhor decisão. Isso porque os produtos para alisamento acabam enfraquecendo ainda mais a barba crespa, que já é naturalmente mais ressecada e frágil.

Alisar a barba pode deixar seus fios faciais quebradiços, porosos e com um visual nada bacana com o passar do tempo. Por esse motivo, se você deseja ter uma barba mais alinhada, é só mantê-la sempre aparada, hidratada e nutrida, sem exagerar em quantidades.

Afinal de contas, não é o ideal ter uma barba lotada e pesada de produtos, podendo até mesmo causar uma obstrução dos poros do rosto, deixando-o bastante oleoso.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de como cuidar da barba crespa, veja o vídeo do canal Manual do Macho Alpha.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação Day Answer

Contamos com uma equipe dedicada para trazer as melhores respostas para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse