Day Answer

Em busca de uma campanha para aumentar vendas? Em suma, saber quais campanhas fazer para conseguir aumentar as vendas é fundamental para prosperar em qualquer ramo do varejo. 

Sendo assim, ao planejar a sua campanha é necessário ter um objetivo claro. Bem como definir um tema para a campanha, prazo para ela aconteça, quais serão as regras e, por fim, divulgá-la para os clientes.

Então, preparei esse artigo com 5 sugestões de campanhas para venda para você aplicar na sua loja. Confira!

O que este artigo aborda:

Campanha para aumentar vendas: 5 dicas
Campanha para aumentar vendas: 5 dicas
Pin It

Opções de campanha para aumentar vendas

Definitivamente, existem várias opções de campanha para vender mais. Sendo assim, confira algumas estratégias que você já pode colocar em prática:

1. Realize promoções na sua loja

Antes de mais nada, os clientes sempre procuram formas de conseguir comprar os produtos que eles querem pelo preço menor. Por isso, a primeira dica de campanha para aumentar as suas vendas é justamente realizar promoções.

Dessa maneira, elas podem ser promoções relâmpago, que despertam a urgência de compra no cliente. Ou então campanhas que possuem uma duração maior, como as que são feitas em datas importantes do calendário do varejo.

Por exemplo, a Black Friday, na qual muitas pessoas se planejam para poder aproveitar as melhores promoções.

Por fim, o fundamental dessa campanha é ter certeza do desconto que você pode oferecer em cada mercadoria. Uma vez que seu objetivo principal é ter lucro, conheça os custos de aquisição e de produção para não anunciar um desconto maior do que você deve e ficar no prejuízo.

2. Opte por liquidações

Aqui, o que muda em relação às promoções, é a proporção. Isso porque no caso das liquidações, o número de produtos com desconto e a porcentagem dos descontos são muito melhores.

Ou seja, esse é o tipo de campanha ideal para queimar o estoque. Por exemplo, temos as liquidações feitas pelas lojas de roupas quando elas desejam abrir espaço no estoque para a nova coleção. Por isso, temos as grandes liquidações de inverno, pois essas peças precisam ser vendidas para dar espaço para a coleção primavera-verão.

Sendo assim, sempre que desejar se livrar de algum item ou abrir mais espaço no estoque, o mais recomendado é fazer uma liquidação.

3. Faça sorteios para atrair público

Mais uma forma de melhorar as vendas na loja que é realizar campanhas de sorteios. Isso porque o cliente sempre quer se sentir beneficiado quando se relaciona com sua marca, e o sorteio pode ser uma boa opção.

Além disso, os sorteios são muito versáteis e podem ser feitos para diversas datas comemorativas. Por exemplo, para o Dia das Mães você pode sortear um dia de beleza; para o Dia dos Namorados o sorteio pode ser um jantar romântico, entre outras opções.

Nesse caso, o mais importante é ficar atento para as regras da promoção de sorteios que são estipuladas pela Caixa Econômica Federal. Ou seja, para o planejamento desse tipo de campanha é essencial verificar quais são as exigências legais para poder fazê-lo.

4. Premie os seus vendedores

Já pensou em fazer uma campanha que incentive os vendedores a vender mais? Afinal, sem poder contar uma equipe de vendas engajada você não conseguirá aumentar as vendas como esperado.

Assim como nas outras campanhas, é fundamental estabelecer regras claras e um período de duração. Desta forma, você consegue avaliar quem apresentou o melhor desempenho e premiar seu vendedor. Inclusive, é possível realizar diversas campanhas paralelas.

Por exemplo, pode estipular uma premiação para quem vender mais ao longo do ano e outra para quem apresentar melhor desempenho ao longo do mês. Assim, vários vendedores conseguem ser premiados e a sua equipe fica mais motivada para conquistar bons resultados.

Entretanto, aqui vale uma recomendação importante, que é sobre a qualidade do atendimento oferecido. Com o objetivo de conseguir ser premiado é comum que o vendedor seja um pouco mais insistente com o cliente e é isso que não pode acontecer. 

Uma vez que o vendedor corre o risco de ser chato e fazer com que o cliente simplesmente desista de fechar a compra. 

Por isso, é fundamental ter uma equipe de vendas muito treinada que consiga apresentar bons resultados e deixar o cliente à vontade para fazer as compras.

5. Faça premiações também para os consumidores

Por fim, que tal premiar também os seus melhores clientes. Assim, o mais relevante neste caso é deixar claro quais são as condições nas quais o cliente receberá o prêmio. Isso porque há diferentes formas de se fazer esse tipo de campanha.

Por exemplo, em compras a partir de um determinado valor estipulado o cliente ganha um brinde exclusivo da sua loja. Ou então você pode dar um brinde para os clientes que adquirem um produto específico, como um item que seja um lançamento ou ainda um produto mais caro da loja. 

Ou seja, o importante é que o brinde seja algo realmente útil e que o cliente irá gostar de usar. Dessa maneira, ele vai se lembrar da sua loja e da sua marca diversas vezes ao dia.

Mais uma dica é que o prêmio também pode ser um cupom de desconto para a próxima compra. Afinal, essa é uma excelente forma de incentivar compras feitas em diferentes canais. 

Por exemplo, caso o cliente compre pelo site, ele recebe um cupom de desconto para utilizar na sua loja e vice-versa. Além disso, como o cupom é para a próxima compra, as chances do cliente retornar para a loja são muito maiores.

Então, o que achou das dicas de campanha para aumentar vendas? Vai colocar alguma em prática? Deixe nos comentários.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse