Day Answer

Algumas dúvidas costumam ser bem frequentes no mundo dos negócios. “Como melhorar as vendas na loja?” é, possivelmente, uma delas. Afinal de contas, esse é um desafio frequentemente enfrentado por qualquer empresa.

Pois tenha ciência de que um atendimento ruim, apenas uma vez, já é o suficiente para afastar cerca de metade dos clientes do seu negócio. Investir em atendimento é uma das principais estratégias para melhorar as vendas na loja.

Contudo, há outras iniciativas que você também pode utilizar nesse sentido.

Atualmente, com o crescimento da tecnologia e especialmente da maneira como os consumidores interagem com ela e com as outras pessoas, é crucial aprimorar suas estratégias para ampliar as vendas, utilizando dados e recursos inteligentes.

Dessa forma, neste post, preparamos algumas sugestões para melhorar as vendas na loja e também no mercado B2B, seja em um espaço online ou físico.

O que este artigo aborda:

Como melhorar as vendas na loja: 5 estratégias
Como melhorar as vendas na loja: 5 estratégias
Pin It

5 estratégias para melhorar as vendas na loja

Dentre as diversas sugestões para melhorar as vendas na loja, preparamos aqui 5 que acreditamos ser as mais efetivas:

Veja cada uma dessas estratégias para melhorar as vendas em detalhes.

1. Segmentação do público-alvo

Essa é uma sugestão importantíssima, especialmente, de como aumentar as vendas em períodos de crise. Conhecer o público-alvo é a primeira questão a observar.

Não adianta nada você criar uma campanha de marketing mirando em um público jovem, se seu serviço ou produto é recomendado para clientes de meia idade. Provavelmente você vai falar que isso é óbvio. Mas a segmentação do público vai bem além disso. Você deve fazer a segmentação do seu público em relação a cada produto ou serviço que vende. 

Essa sugestão de como melhorar as vendas na loja é muito pertinente, por exemplo, em casos de uma empresa que comercializa ferramentas de TI em conjunto com serviços para sua manutenção que atende tanto pequenos empresários quanto grandes corporações.  

Neste contexto, os preços, a comunicação, os planos de serviços e vários outros fatores devem ser segmentados corretamente em função do perfil e das necessidades de cada público. Dessa forma, será possível ser bem mais assertivo em suas ofertas para esses segmentos mesmo trabalhando com afiliados. E, consequentemente, melhorar as vendas.

2. Excelência no relacionamento com o cliente

Seus clientes e potenciais clientes entrarão em contato com você, sendo assim, esteja preparado para responder qualquer dúvida que eles possam ter. Ser acessível para todos eles é muito importante, principalmente, em tempos difíceis.

Deste modo, tratar o cliente como uma pessoa única, de maneira personalizada, é mais uma das estratégias para melhorar as vendas que você deve utilizar sempre.

Atenda as necessidades de seus clientes em todos os meios de comunicação, como:

  • Email;
  • Seu site;
  • Chat ao vivo;
  • App;
  • Central de atendimento;
  • Redes sociais;
  • Celular.

Comunique aos clientes como eles podem entrar em contato com sua loja para solicitar serviços ou produtos, forneça uma lista de dúvidas constantes e mostre o quanto você está disposto a ajudar. Deixe as respostas automatizadas, se preciso, para auxiliá-lo a responder de forma mais ágil ou tenha alguns tipos de respostas prontamente disponíveis. 

3. Inbound Marketing

O marketing de atração, mais conhecido como Inbound Marketing é uma das maneiras de aumentar as vendas da loja física ou virtual. 

Através de ferramentas analíticas se revelam os conteúdos que seu público-alvo mais busca na internet e são gerados textos com essa temática, geralmente postados em um blog.

Esses textos são bem relevantes e ajudam o público-alvo a entender melhor como seu negócio pode solucionar seus problemas e atender suas necessidades. 

Ademais, pode ser produzidos também materiais ricos, como infográficos e e-books, que são fornecidos para serem baixados através de landing pages acessadas em links nos conteúdos produzidos.

Dessa forma, seus clientes disponibilizam dados de contato em troca desses materiais e começam a receber ainda mais informações interessantes da sua empresa, através de campanhas proativas.

Com o passar do tempo, esses clientes notam todo valor de suas soluções e tornam-se muito capacitados para um contato de sua equipe comercial.

Assim, seu índice de conversão de vendas pode melhorar de forma significativa. 

4. Qualificação da equipe

Esse é um dos aspectos de como melhorar vendas na loja que, lamentavelmente, diversas empresas se esquecem de fazer.

Qualificar sua equipe é fundamental para um atendimento de qualidade e para se alcançar melhores resultados. Mas, não é o suficiente somente uma qualificação inicial, como várias empresas fazem.

É preciso uma qualificação constante para que sua equipe fique sempre atualizada tanto sobre os seus serviços e produtos como sobre a abordagem que deve ser usada com os consumidores.

Um profissional mal capacitado pode com facilidade deixar os clientes insatisfeitos, resultando em redução das vendas.

5. Mais incentivos

A maioria das pessoas gostam de comemorações. Seja em feriados importantes, como o Natal, ou razões mais pessoais, como um aniversário, essa última sugestão de como melhorar as vendas consiste em estimular seus clientes a realizar compras, o que irá contribuir para obter mais conversões.

O segmento de varejo como um todo produziu eventos como Black Friday ou Cyber Monday para gerar vendas e estimular os clientes a fazer compras. Várias empresas tornaram-se ainda mais criativas com essa ideia e fizeram seus próprios feriados completos com promoções, ofertas especiais e descontos que atraem os consumidores e os estimulam a adquirir diversos itens ao mesmo tempo.

Sua empresa pode tirar vantagem também da personalização de ofertas para gerar mais incentivos para adquirir, como cadastrar aniversários de clientes que possuem associações de fidelidade e oferecer descontos personalizados.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de como melhorar as vendas na loja, veja o vídeo do canal Thiago Concer.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Lucas Ferraz

Consultor de marketing digital, especialista em SEO, aumento de tráfego e geração leads. Certificado pela Blue Array Academy e pela SEMRush.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse