Day Answer

O antúrio mini é, além de bem bonito, ideal para plantar em apartamentos, pela planta ocupar um espaço mínimo no ambiente. Com o mesmo charme das flores vermelhas de centro amarelo do antúrio, a versão menor pode ser cultivada em vasos pequenos e servir de enfeite em diversas áreas da residência.

Seguindo as sugestões de cuidados adequados, você pode plantar seu antúrio mini de forma bem saudável e garantir o desenvolvimento da planta sem ter muito trabalho. Aspectos como regas, terra fértil, boa luminosidade, e a escolha certa do vaso vão influenciar diretamente no desenvolvimento da planta e possibilitam que ela se torne ainda mais bonita.

Abaixo, veja cada uma das sugestões para saber como cuidar de mini antúrio. Coloque todas as sugestões em prática para assegurar a saúde da planta e o seu florescimento.

O que este artigo aborda:

Como cuidar de mini antúrio: 8 dicas
Como cuidar de mini antúrio: 8 dicas
Pin It

Como cuidar do mini antúrio?

Cuidar do antúrio mini é tão simples quanto cuidar de qualquer outra planta, desde que alguns fatores sejam seguidos. Veja as dicas abaixo de como cuidar de mini antúrio da melhor forma possível para que ele floresça corretamente.

Iluminação para antúrio mini 

O antúrio mini não cresce bem sob o sol pleno. É necessário que ele esteja protegido de luz solar forte e sempre com meia sombra ou luz difusa. Essa planta é ideal para ser cultivada dentro da sua casa ou apartamento.

Uma boa sugestão é cultivar o seu antúrio mini perto de janelas onde tenha iluminação parcial e analisar como a planta vai reagir por meio de seu aspecto: se as folhas ficarem amareladas aparentemente queimadas, quer dizer que você deve proteger mais a planta da luz. 

Temperatura ideal para antúrio mini

O antúrio mini se adapta perfeitamente às temperaturas de várias regiões do Brasil, mas não tem um bom desenvolvimento no frio ou no calor excessivo, o que quer dizer que é preciso proteger a planta do sol quente e também do vento gelado.

O melhor lugar para cultivar o antúrio mini é no espaço interno do seu apartamento ou casa, onde a planta provavelmente ficará protegida da exposição direta às variações de temperatura. O antúrio mini também não suporta durante muito tempo o clima seco.

Portanto, ao aprender a como cuidar de mini antúrio, é importante atentar-se à frequência de regas da planta.

Os melhores vasos para o seu antúrio mini 

O antúrio mini pode ser plantado tanto em vasos de barro quanto de plástico, mas os vasos que retém mais a umidade reduzem a necessidade de realizar regas mais constantes – como é o caso dos vasos de plásticos. É preciso que eles tenham pequenos buracos que é por onde a água vai escoar, mas a terra do antúrio mini nunca pode ficar bastante seca.

É relevante ter esses aspectos em mente ao optar o vaso do seu antúrio mini. Um recipiente mais resistente também é importante para evitar acidentes que possam afetar o desenvolvimento da planta.

Por último, para aprender a como cuidar do mini antúrio, tem que levar em consideração a estética, já que o antúrio mini não é muito exigente quando falamos do seu vaso. 

Melhor solo para antúrio mini

É necessário que o solo para cultivo do antúrio mini seja rico em matéria orgânica. Uma ótima sugestão consiste em misturar terra vegetal com fibra de coco, além de legumes e cascas de frutas – ou adquirir um substrato que já vem pronto.

A adubação do solo deve ser constante, pensando que o antúrio mini não suporta secas. Por esse motivo, o ideal é regar com muita frequência, analisando sempre se a terra está seca, o que pode querer dizer que chegou o momento de acrescentar mais água. Além desses aspectos,  o antúrio mini não exige cuidados exageradamente caprichados, já que é uma planta bem resistente.

Cuidado especial na rega do antúrio mini 

Uma terra seca pode matar seu antúrio mini e, por esse motivo, a sua frequência de rega deve ser analisada com bastante cuidado. Ademais, o ideal é evitar regar o antúrio com águas que não foram previamente filtradas.

A constância de rega ideal para planta varia entre três vezes por semana durante períodos mais quentes e duas vezes por semana no frio. Contudo, é importante atentar-se ao estado da terra para entender quando é o momento de regá-la novamente.

Adubação do antúrio mini

Utilizar adubo orgânico é importante para que seu antúrio mini fique saudável. Ademais, é importante colocar substratos prontos e terra vegetal, que podem ser adquiridos em supermercados, lojas de materiais de jardinagem ou até mesmo pela internet, assim você permite que a terra fique ainda mais fértil.

Alguns elementos interessantes para preservar a saúde e o bom desenvolvimento do antúrio são a farinha de osso, a torta de mamona e outros itens utilizados para compostagem. Todas as vezes que você notar que sua planta não está crescendo corretamente, reforce a adubação. 

Substratos do antúrio mini 

É importante que os substratos sejam ricos em matéria orgânica e compostos por uma ótima diversidade de elementos. Eles podem ser adquiridos já prontos, o que vai facilitar no momento de cuidar do seu antúrio mini. O importante é nunca permitir que a planta fique sem esses elementos fundamentais para sua saúde. 

Os substratos já prontos normalmente custam entre R$ 7 e R$ 20 e sua duração é relativamente alta. Você pode sempre adicionar matéria orgânica caseira (legumes, ovos e cascas de frutas) para intensificar a nutrição do antúrio e assegurar seu adequado desenvolvimento. 

Floração do antúrio mini

A floração do antúrio mini acontece durante todo o ano, especialmente se a planta está em terra fértil, substrato bastante enriquecido e regas constantes. Por esse motivo, vale a pena manter os cuidados da planta para que ela faça parte da decoração da sua casa ou apartamento.

Quanto melhores as condições, mais o antúrio mini florescerá. É preciso assegurar que a planta tenha iluminação indireta por algumas horas do dia. Portanto, observe bem o lugar onde irá colocar o vaso em sua residência.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas para aprender a como cuidar de mini antúrio, veja o vídeo do canal Idaria Moreno.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Redação Day Answer

Contamos com uma equipe dedicada para trazer as melhores respostas para você.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse