Está com dúvida sobre como regular janela de alumínio? Neste artigo, iremos apresentar algumas dicas bem práticas para resolver esse problema.
Não há como negar o quão importante é regular a janela de alumínio de forma periódica, até mesmo para evitar problemas maiores.
Hoje em dia, as janelas de alumínio são muito comuns devido ao fato de serem bastante resistentes. Mas, à medida que o tempo passa, acaba sendo necessário fazer alguns ajustes.
Por isso, saber como regular janela de alumínio acaba sendo um aprendizado fundamental, haja vista que pode melhorar uma série de questões. É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo.
Pois, o alumínio é muito usado em várias coisas de casa, como janelas, corrimão em escada, esquadrias e etc.
Afinal, não adianta escolher a cortina ideal se a sua janela está desregulada.
O que este artigo aborda:
- Quais são os benefícios das janelas de alumínio?
- Por que regular as janelas de alumínio?
- Ferramentas necessárias
- Como regular janela de alumínio?
- Passo 1: Verificação preliminar
- Passo 2: Limpeza das janelas
- Passo 3: Verificação do alinhamento
- Passo 4: Lubrificação das dobradiças e trilhos
- Passo 5: Verificação das vedações
- Passo 6: Ajuste das fechaduras e trincos
- Com que frequência devo regular minhas janelas de alumínio?
Quais são os benefícios das janelas de alumínio?
Antes de falarmos sobre como regular janela de alumínio, você entende quais são os reais benefícios desse tipo de janela?
Falando de forma geral, as janelas de alumínio são muito conhecidas devido ao fato de serem mais resistentes à corrosão, tornando-se as melhores escolhas para regiões mais úmidas.
Além disso, as janelas de vidro são bem mais leves, duráveis e, se comparado com outras alternativas, requerem bem pouca manutenção.
Por fim, ainda devemos informar que, junto das esquadrias de alumínio, as janelas contribuem para um melhor isolamento térmico e acústico, ajudando até mesmo na economia de energia e melhor conforto do ambiente.
Por que regular as janelas de alumínio?
Principalmente porque a regulagem correta melhora o desempenho e prolonga a vida útil da janela, além de evitar problemas maiores no futuro.
À medida que o tempo passa, é perfeitamente comum que elas se desgastem e se tornem desalinhadas. Quando isso acontece, pode resultar nos seguintes problemas:
- Vazamento de ar;
- Entrada de água;
- Dificuldade em abrir e fechar.
Mas, quando se regula as janelas de forma periódica, acaba evitando todos esses problemas e ainda mantém as suas janelas em excelente estado.
Ferramentas necessárias
Para pode fazer a regulagem, primeiro é preciso ter em mãos as seguintes ferramentas:
- Nível;
- Chave de fenda;
- Escova de cerdas macias;
- Pano limpo;
- Lubrificante em spray;
- Silicone ou vedante.
Como regular janela de alumínio?
Agora, o passo a passo de como regular janela de alumínio é o seguinte:
Passo 1: Verificação preliminar
Antes de começar o trabalho, faça uma breve verificação da janelas, de modo a tentar encontrar qualquer tipo de problema óbvio, bem como:
- Selos desgastados;
- Vidros quebrados;
- Rachaduras etc.
Caso note qualquer problema desse gênero, o ideal é fazer o reparo antes de fazer a regulagem.
Passo 2: Limpeza das janelas
Em seguida, comece fazendo uma limpeza profunda, inclusive nas extremidades. No entanto, utilize uma escova de cerdas macias e uma flanela, para não riscar o material.
Remova todo tipo de sujeira, detritos e teias de aranha. Isso irá garantir uma superfície limpa para poder trabalhar com mais facilidade e averiguar problemas com mais clareza.
Passo 3: Verificação do alinhamento
Veja se as janelas estão alinhadas da forma correta. Para isso, use um nível para ter a certeza de que estão niveladas horizontal e verticalmente.
Caso for preciso, basta ajustar as dobradiças ou os trilhos. Isso deve ser o suficiente para poder corrigir o alinhamento.
Passo 4: Lubrificação das dobradiças e trilhos
Em seguida, é só aplicar um lubrificante em spray nas dobradiças e nos trilhos da sua janela. Isso é ideal para evitar rangidos, além de fazer com que elas se movam de forma suave.
Nessa etapa, a nossa dica é que você siga todas as instruções do fabricante, para garantir resultados positivos.
Passo 5: Verificação das vedações
Para evitar problemas futuros, averigue as vedações da sua janela e substitua qualquer uma que está danificada ou com presença de desgaste.
A vedação correta irá ajudar a evitar qualquer tanto de ar quanto de água, contribuindo para a melhora do isolamento acústico e térmico.
Passo 6: Ajuste das fechaduras e trincos
Por fim, basta averiguar se as fechaduras e trincos estão funcionando da maneira correta. Se preciso for, faça ajustes ou substitua o componente, para ter a certeza de um fechamento seguro.
Com que frequência devo regular minhas janelas de alumínio?
O ideal é fazer a regulagem da sua janela de alumínio pelo menos uma vez no ano. Mas, caso note algum problema mais específico, como dificuldade em abrir ou fechar, vazamento de ar e coisas do tipo, arrume o quanto antes.
Artigos relacionados: