Day Answer

Está tendo problemas com sua internet do pc, mas não sabe o que pode estar causando esse problema ou até mesmo como solucionar?

Na realidade esse problema pode ocorrer por vários motivos. Mas, tem os que são mais constantes que outros, o que torna o diagnóstico mais simples.

As adversidades podem estar associadas ao cabo Ethernet, receptor, roteador ou a placa, por exemplo.

Portanto, para lhe auxiliar a solucionar esse problema, a seguir vamos apresentar os principais problemas e as formas de resolver.

Contudo, se por algum motivo não conseguir solucionar o problema, mesmo depois dessas sugestões, o melhor a se fazer é buscar por uma empresa de TI para lhe dar suporte no diagnóstico e resolução. Veja a seguir como arrumar a internet do pc.

O que este artigo aborda:

Como arrumar a internet do computador: 4 dicas
Como arrumar a internet do computador: 4 dicas
Pin It

Como arrumar a internet do computador?

1. Cabos

O principal motivo para que seu PC tenha problemas com conexão de internet é em razão do cabo, já que é muito comum ele ficar desconectado ou frouxo, conforme você manuseia o gabinete. 

Mas, quando isso acontecer, o ícone de rede irá exibir um “X” em vermelho, que aponta a suspensão da conexão.

Para solucionar, é muito fácil: basta colocar o plug no lugar certo. Depois, aguarde alguns minutos ou até segundos para que a conexão se restabeleça. 

Tirando isso, tenha conhecimento também que dobrar o cabo pode acabar prejudicando a transferência de dados. Portanto, o ideal é manter a fiação esticada, evitando problemas e assegurando a melhor qualidade de conexão.

Outra razão para essa adversidade é quando o cabo Ethernet passa por dentro dos conduítes de energia elétrica.

Por isso, sempre que possível, dê preferência por realizar uma instalação à parte, de maneira que o fio tenha menos ruído.

Se for necessário, busque realizar a instalação de servidores e dos seus cabos com  alguém que entenda bem disso, para evitar qualquer tipo de problema.

2. Roteador/Modem

Outra problema que pode ocorrer, interrompendo a conexão do seu pc com a internet, é com relação ao seu modem. 

Nesse contexto, você pode fazer aquela velha recomendação: desligar o roteador e ligar depois de alguns minutos. Sim, isso já funcionou para várias pessoas.

O aparelho pode travar por diversos motivos, desde quedas de luz, interferência de outros dispositivos eletrônicos ou sobrecarga no tráfego de informações.

Então, assim que você reinicia seu modem, você acaba limpando toda sua memória, além de restaurar todo o funcionamento natural para envio do pacote de dados.

3. Receptor Wi-Fi

Também pode acontecer de seus adaptadores de wi-fi estarem passando pelo mesmo problema que seu roteador. Então, caso receba conexão de internet por meio desse dispositivo, reinicie.

Inclusive, vários modelos já tem um botão destinado a esse intuito. Mas, caso não tenha, basta remover o receptor de USB e recolocá-lo depois de alguns minutos.

4. Problemas com frequência e largura de canal

Você sabe como configurar a internet do pc? Pois, caso tenha alguma configuração incorreta, isso também faz com que seu computador não consiga se conectar à internet de forma adequada.

Um fator essencial nessa questão é com relação à frequência do roteador. Os que são dual band aguentam bandas de 2,4 GHz e 5 GHz.

Contudo, há alguns computadores ou receptores que a placa de rede não são compatíveis com a banda de 5 GHz.

Na realidade, na maioria das vezes somente aguenta a faixa de 2,4 GHz, fazendo com que seu computador não identifique o sinal de internet.

Para solucionar essa adversidade, basta acessar as configurações do seu roteador e modificar a frequência do modem.

5. Placa de rede

Outra questão que pode causar esse problema é a placa de rede, sendo que a origem pode ser falta ou desatualização do driver da placa, ou até mesmo a desativação do adaptador de rede.

Para conseguir ativar o adaptador, siga as orientações abaixo: 

  1. Busque por “Painel de Controle”;
  2. Clique em “Central de Rede e compartilhamento”;
  3. Acesse “Alterar as configurações do adaptador”;
  4. No ícone da placa, com o botão direito aperte e selecione “Ativar”.

Agora, se você deseja consultar qual é o drive da placa do seu computador, o tutorial é um pouco diferente, veja:

  1. Acesse o Menu Iniciar;
  2. Em seguida, digite “Gerenciador de dispositivos”;
  3. Clique sobre a ferramenta;
  4. Aperte sob a alternativa “Adaptadores de rede”;
  5. Feito isso, irá expandir. Confira se há um driver;
  6. Se estiver com problemas ou desatualizado, terá um “X” vermelho no campo.

Por fim, se você quiser mais algumas dicas de como arrumar a internet do computador, veja o vídeo do canal Demais informática e tecnologia.

Artigos relacionados:

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Diego Augusto

Formado em Sistemas de Informação na Faculdade Pitágoras. Apaixonado por tecnologia e sempre antenado as novidades. Trabalho no mercado a mais de 10 anos como desenvolvedor Web. Sou especialista em desenvolvimento de sistemas e sites em arquitetura serverless.

whatsapp sharing button
facebook sharing button
pinterest sharing button
twitter sharing button
sharethis sharing button

Pode ser do seu interesse