Você já se perguntou como funciona o transporte de produtos perigosos? Aqueles caminhões que têm placas e numerações que indicam o transporte de substâncias que oferecem perigo cruzam as estradas por aí e despertam a curiosidade.
Como os produtos que são inflamáveis ou tóxicos são transportados pelas rodovias sem causar problemas ou colocar as pessoas em risco?
O transporte de produtos perigosos tem regulamentações bem rígidas para impedir que tragédias aconteçam nas rodovias.
Nesse artigo vamos abordar tudo o que você precisa saber sobre o transporte de materiais perigosos, como identificar uma carga perigosa, quais são os documentos necessários para transportá-la e como funciona a capacitação dos motoristas.
Veja todas as informações que o Day Answer reuniu sobre transporte de cargas perigosas.
O que este artigo aborda:
- O que são cargas perigosas?
- Como é realizada a sinalização de veículos de produtos perigosos?
- Painel de segurança
- Rótulo de risco
- Quais são os riscos de transportar produtos perigosos?
- Quais são os documentos obrigatórios para o transporte de produtos perigosos?
- Qual a formação do motorista de cargas perigosas?
O que são cargas perigosas?
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) regulamenta toda essa questão de cargas perigosas. De acordo com as regulamentações, este grupo é composto por mercadorias que podem apresentar riscos aos trabalhadores, às instalações e ao meio ambiente em geral.
A ameaça ocorre porque são mercadorias explosivas, como os gases comprimidos ou liquefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosas, infecciosas, radioativas, corrosivas ou poluentes.
As cargas perigosas são divididas segundo sua natureza e os danos que podem causar, tanto ao meio ambiente quanto à população.
Essas cargas podem ser divididas entre:
- Classe 1 – que são os explosivos;
- Classe 2 – que são os gases inflamáveis, não inflamáveis e tóxicos.
- Subclasse 2.1 – gases inflamáveis como o acetileno, amoníaco e metano.
- Subclasse 2.2 – gases não inflamáveis ou não-tóxicos como o butano e propano.
- Subclasse 2.3 – gases tóxicos como o cianeto de hidrogênio e o cloro.
- Classe 3 – Líquidos Inflamáveis
- Classe 4 – sólidos inflamáveis
- Subclasse 4.1 – sólidos inflamáveis
- Subclasse 4.2 – substâncias sujeitas a combustão espontânea
- Subclasse 4.3 – substâncias que emitem gases inflamáveis quando são expostas à água.
- Classe 5 – Oxidantes
- Subclasse 5.1 – substâncias oxidantes
- Subclasse 5.2 – peróxidos orgânicos
- Classe 6 – Substâncias tóxicas e infectantes
- Subclasse 6.1 – substâncias tóxicas
- Substâncias infectantes
- Classe 7 – materiais radioativos como o césio, rádio, etc.
- Classe 8 – Corrosivos
- Classe 9 – Substâncias perigosas diversas como baterias de lítio.
Como é realizada a sinalização de veículos de produtos perigosos?
A sinalização é feita por um painel de segurança e um rótulo de risco. Cada sinal tem um significado especial. Conheça abaixo os significados de cada uma das marcações.
Painel de segurança
É uma placa retangular de cor laranja com numeração, fixada no caminhão. O número se refere ao número de risco e ao número ONU, que são quatro algarismos na parte inferior da placa.
Rótulo de risco
É um losango que pode ter diversas cores. Sua função é identificar o produto transportado e o manuseio correto. Os losangos são compostos por uma cor, um texto e um número (como no painel de segurança).
Quais são os riscos de transportar produtos perigosos?
O transporte de produtos perigosos pode oferecer sérios riscos para a população e o meio ambiente se não for realizada da forma correta.
Caso aconteça algum acidente que gere o vazamento de substâncias inflamáveis, por exemplo, existe a possibilidade de explosões e incêndios. Alguns produtos são tóxicos e podem causar uma grave intoxicação se forem inalados ou ingeridos.
O vazamento de algumas cargas pode contaminar o solo, rios ou áreas verdes onde vivem animais silvestres. Por isso, todo cuidado é pouco durante o transporte de cargas perigosas.
Quais são os documentos obrigatórios para o transporte de produtos perigosos?
As resoluções da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) possuem uma série de requisitos que precisam ser seguidos. Dentre eles:
- Originais do CTPP ou do CIPP e do CIV se o transporte for a granel.
- Documento para transporte de produtos perigosos
- Declaração do expedidor
- Outros documentos ou declarações exigidas pelo regulamento.
É importante lembrar que existe multa para quem não cumpre a regulamentação para produtos perigosos. As infrações são classificadas de acordo com a gravidade podendo gerar um prejuízo entre R$600,00 e R$5mil.
Se houver reincidência em menos de um ano, a nova multa a ser cobrada terá um acréscimo de 25%.
Qual a formação do motorista de cargas perigosas?
Qualquer condutor que deseja transportar mercadorias perigosas precisa ter uma formação específica, conhecida como curso MOPP.
O curso MOPP é um curso de especialização para transporte de produtos perigosos e tem o objetivo de preparar motoristas para atuar em situação de emergência, transportando cargas perigosas.
Esse curso é extremamente importante, já que transportar cargas perigosas sem a devida capacitação é crime ambiental e pode gerar multa e graves acidentes que colocam o meio ambiente ou as pessoas em risco.
Para quem não sabe, MOPP significa movimentação e operação de produtos perigosos. Sendo assim, o curso tem a intenção de garantir que os produtos químicos sejam transportados com segurança.
Todo motorista que trabalha com transporte de produtos que possuam alto risco de contaminação ambiental precisa ter o curso MOPP. A duração varia de 40 a 60 horas e requer idade mínima de 21 anos para participar, além de CNH com pelo menos dois anos.
Pessoas que se encontram em situação de desemprego e buscam uma forma de se reinventar profissionalmente, podem considerar esta capacitação. O curso MOOP no currículo, junto com alguns anos de experiência como motorista, ajudam a encontrar um bom emprego.
Por fim, o transporte de produtos perigosos deve ser feito com segurança e para isso todos os motoristas devem estar habilitados para tal serviço. Para que essa habilitação seja validada é necessário realizar o curso MOPP.
Além disso, é importante prestar atenção e conhecer os sinais que são usados nos veículos para classificar quais são os riscos que cada carga pode representar.
Artigos relacionados: