Todos que entram para o mundo dos negócios desejam obter boa lucratividade para que suas estratégias impactem de forma positiva em seu patrimônio. Para alcançar seus objetivos financeiros, é necessário ter um olhar cada vez mais atento às possibilidades de otimizar rendimentos e evitar perdas.
O investimento em CDB é uma ótima forma de focar na renda fixa e apostar em alternativas mais rentáveis. Mas esse é apenas um exemplo de tantas outras escolhas que são necessárias considerar nesse seu trajeto. Se você deseja otimizar os seus ganhos, confira abaixo as dicas que separamos.
O que este artigo aborda:
- Sempre considere seus objetivos financeiros antes de qualquer escolha
- Conheça o seu perfil de risco para fazer melhores escolhas
- Defina corretamente os prazos dos investimentos
- Otimize constantemente seus rendimentos
Sempre considere seus objetivos financeiros antes de qualquer escolha
Toda vez que você vai comprar alguma coisa ou investir seu dinheiro em imóveis e/ou ativos, a consideração pelo seu objetivo financeiro é fundamental para que você não cometa erros que gerem perdas significativas na sua carteira.
Para estar alinhado com o seu objetivo, é necessário ter uma estratégia bem definida para que você evite perdas ao longo do caminho.
A definição desses objetivos faz com que você trace metas alcançáveis para ter o retorno que se espera em um determinado período. Para a análise desse tempo, é preciso enxergar possíveis riscos que poderão inviabilizar essa finalidade.
Por exemplo, a volatilidade do mercado, a falta de atenção ao investimento em CDB ou demais fatores que podem fazer com que você repense sua estratégia e faça uma abordagem mais agressiva para que consiga alcançar aquilo que almeja.
Conheça o seu perfil de risco para fazer melhores escolhas
O gerenciamento de risco é parte fundamental da rotina de um investidor. É por meio dele que se evitam perdas excessivas e se traça uma estratégia personalizada para tomar decisões assertivas e sempre otimizar os rendimentos a longo prazo.
A experiência em investimentos pode contar muito para identificar qual o perfil de risco daquela pessoa, entretanto a situação financeira e, principalmente, a idade são alguns dos fatores que podem definir se ele é moderado, arrojado ou conservador.
O primeiro sempre zela pelo equilíbrio e procura combinar uma parcela em renda variável e outra na fixa. Já o segundo deseja maximizar os rendimentos de toda maneira, por isso sempre aposta em estratégias que apresentam maior risco, uma vez que confia nas suas análises de mercado e está convicto dos ganhos.
Aqueles que preferem agir com maior segurança, apesar de os lucros serem mais baixos, são considerados conservadores, pois gostam de preservar o capital e se concentrar mais em renda fixa.
Assim como o alinhamento dos seus objetivos, é muito importante compreender qual é o seu perfil de risco, assim você poderá saber que maneiras pode agir em períodos de volatilidade e de quais formas vai suprir suas metas de curto, médio e longo prazo.
Defina corretamente os prazos dos investimentos
Assim como você presta atenção em relação ao quanto ganha com o investimento em CDB, você também deve ficar atento aos prazos dos investimentos para zelar com seus compromissos e atingir seus objetivos com mais facilidade.
Se você deseja focar em investimentos de alta liquidez e de baixo risco, como o investimento em CDB e fundos DI, coloque-os em um retorno de até dois anos.
Para fundos de renda fixa com vencimentos mais longos, é interessante que eles estejam entre dois e, no máximo, cinco anos. Para fundos de índice e fundos imobiliários, é melhor apostar na maior exposição à renda variável com retornos acima de cinco anos para potencializar o seu rendimento.
Otimize constantemente seus rendimentos
Todas as pessoas que entram no mercado de negócio sabem que é muito importante começar a investir desde cedo para ter retornos significativos quanto antes.
Mesmo assim, é necessário manter a disciplina e não fazer mudanças drásticas, principalmente a curto prazo. O investimento a longo prazo proporciona para você mais rentabilidade, porém é necessário que você não esqueça de diversificar seus investimentos e não focar tudo em uma única estratégia.
A diversificação na carteira faz com que você minimize riscos e otimize cada vez mais seus investimentos. A análise constante da sua carteira faz com que você rebalanceie periodicamente o que ganha.
Sempre enxergue oportunidades de fazer ajustes na carteira. Por isso, sempre fique atento às novidades e busque auxílio financeiro para evitar erros comuns, como não enxergar melhores opções de investimentos.
O investimento em CDB é apenas uma entre tantas formas de otimizar os seus rendimentos ao longo do tempo e fazer com que você sempre aja de acordo com o perfil de risco, esteja sempre alinhado com seus objetivos financeiros.
Artigos relacionados: